A autoestima é uma parte vital da saúde mental de uma pessoa. É a maneira como nos percebemos e valorizamos, e pode influenciar todos os aspectos de nossas vidas. Para medir essa faceta complexa do ser humano, vários métodos foram desenvolvidos. Um dos mais conhecidos e respeitados é a Escala de Autoestima de Rosenberg.
Dr Morris Rosenberg
A escala foi desenvolvida pelo Dr. Morris Rosenberg, um sociólogo americano renomado. Ele criou esta escala em 1965 como parte de sua pesquisa em autoestima, adolescência, e alienação social. Dr. Rosenberg foi um pioneiro no campo da sociologia e suas contribuições continuam a ser influentes na pesquisa moderna.
O teste
A Escala de Autoestima de Rosenberg é uma avaliação composta por 10 itens que são respondidos em uma escala de quatro pontos, variando de “concordo plenamente” a “discordo plenamente”. O teste é projetado para medir a autoestima global, abrangendo tanto sentimentos de autoaceitação quanto autovalorização.
Para cada declaração, escreva CP (concordo plenamente), C (concordo), D (discordo), DP (discordo plenamente).
Perguntas do teste
- No geral, estou satisfeito comigo mesmo.
- Às vezes, acho que não sou nada bom.
- Sinto que tenho várias qualidades boas.
- Sou capaz de fazer coisas tão bem quanto a maioria das outras pessoas.
- Sinto que não tenho muito do que me orgulhar.
- Eu certamente me sinto inútil às vezes.
- Eu sinto que sou uma pessoa de valor, pelo menos em um plano igual aos outros.
- Eu gostaria de ter mais respeito por mim mesmo.
- De modo geral, estou inclinado a achar que sou um fracasso.
- Tenho uma atitude positiva em relação a mim mesmo.
Pontuação
Para as afirmações 1, 3, 4, 7 e 10 some os seguintes pontos: Concordo totalmente = 3, Concordo = 2, Discordo = 1, Discordo totalmente = 0.
Para as afirmações 2, 5, 6, 8, 9, some os seguintes pontos: Concordo Totalmente = 0, Concordo = 1, Discordo = 2, Discordo totalmente = 3.
Muita atenção na aplicação dos pontos! É bom colocar no papel.
Resultado
O alcance das pontuações é de 0 a 30. Se você marcou entre 15 e 25, sua autoestima é muito boa. Se você classificou abaixo de 15, sugere que você possa ter baixa autoestima.
A Escala de Autoestima de Rosenberg continua sendo uma ferramenta vital na avaliação da autoestima. Fácil de administrar e interpretar, ela é amplamente utilizada em pesquisa e prática clínica para entender como as pessoas se veem e se valorizam. Assim como qualquer ferramenta de avaliação psicológica, ela deve ser utilizada com responsabilidade.
Nosso Livro Digital sobre autoestima
Primeiramente, é importante entender que a autoestima não é uma característica inata, ela se desenvolve e muda ao longo de nossas vidas. Nossa autoestima é moldada por experiências, interações e percepções desde a infância até a idade adulta. Ela é um espelho de nossas crenças mais profundas sobre nós mesmos e nossas habilidades.
A Gruta lançou um livro digital sobre autoestima, ele está a venda em nosso site mas pode ser seu de presente por tempo limitado. Clique no livro ao lado para ter acesso.